Como viajar de ônibus pelo Brasil?

0
48

Quem é brasileiro ou mora no país a algum tempo, sabe que lógica e regularidade não são adejtivos que podemos atribuir, sem riscos, aos serviços de transporte por aqui. Ainda sim, por vezes esquecemos disso e logo a realidade dos fatos nos faz dar de cara com a parede!

antt3-www.autonautas.netSaindo de Lençois, na Chapada Diamantina, nosso próximo destino era para Alto Paraíso de Goiás (GO) e ao pesquisar qual seria nossa rota, uma breve vista no mapa nos informou a existência de uma estrada entre Barreiras, no extremo oeste do estado da Bahia e nosso destino final. Compramos as passagens e encaramos uma noite inteira de viagem.

Quando descemos na rodoviária de Barreiaras, fomos logo procurando qual empresa fazia o trajeto Barreiras-Alto Paraíso. Nossa surpresa é que nenhuma empresa fazia esse trajeto, sequer para cidades próximas (onde poderíamos pegar outro ônibus) como Posse, já no estado de Goiás. A ideia de ir para o sul até Brasília e depois seguir para o norte até Alto Paraíso, nos pareceu absurda.

Como os funcionários da rodoviária tampouco sabiam como poderíamos fazer, decidi dar uma olhada na internet quando lembrei da ANTT, Agência Nacional de Transporte Terrestre, sempre com um adesivo logo na frente das poltronas 1 e 2 dos ônibus, minhas poltronas preferidas já que minhas pernas não cabem nos outros assentos.

Foi a salvação dali pra frente. O site da ANTT tem uma opção para passageiros que indica todas as linhas registradas para dado percurso.

Para acessar vá no site da ANTT, passe o mouse no menu  “PASSAGEIROS” e clique no sub-menu “ESPAÇO DO PASSAGEIRO”. Em seguida, clique na opção “Consultas Transporte Regular…”. Agora, vai ser solicitado que você autorize a instalação de um certificado digital ao seu navegador, faça a instalação (não há riscos).

ANTT

Na página que aparecer, selecione a opção “Linhas Entre Duas Localidades” e selecione nos menus o estado e a cidade de onde você quer partir e para onde você pretende ir.

antt2-www.autonautas.net

Claro que  se a sua pesquisa retornar sem linhas cadastradas para as localidades que você informou, você vai ter que consultar um mapa para poder traçar uma rota entre diferentes cidades até o seu destino.

De posse do nome da(s) empresa(s) que fazem o trajeto que você procura, o melhor é ir ao site da empresaa e consultar tarifas e horários.

É importante lembrar que a ANTT somente informa as linhas registradas oficialmente. Vans, caronas e outros meios de transporte não oficiais, não serão listados. Para quem está habituado  a consultar o site da SOCICAM, deve considerar que sua área de atuação está concentrada nas regiões sudeste e nordeste do país.

Por fim, o telefone da ANTT é o 0800 61 0300, mas não sei informar se eles prestam esse serviço por telefone, já que das inúmeras vezes que liguei, sempre deu sinal de ocupado.

Se você souber de algo que possa complementar ou atualizar as informações desse post, deixe nos comentários. Obrigado!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here